CLV no Museu da Cultura Castreja e a Citânia de Briteiros
- Published in Notícias do 1º Ciclo
Colégio Leonardo da Vinci no Museu da Cultura Castreja e a Citânia de Briteiros
Colégio Leonardo da Vinci no Museu da Cultura Castreja e a Citânia de Briteiros
PEQUENOS CIENTISTAS - VAMOS ESPREITAR O MUNDO DOS MICRÓBIOS
Colégio Leonardo da Vinci celebra dia dos Reis
E hoje é Dia de Reis!
O Dia de Reis é comemorado anualmente a 6 de janeiro um pouco por toda a parte do mundo e esta tradição é mantida há várias gerações.
O Jardim de Infância do Colégio Leonardo da Vinci vivenciou ao longo da semana esta tradição, através da exploração da história dos três reis magos.
As crianças conversaram sobre a simbologia do bolo rei e aprenderam uma música para cantar as janeiras. Para serem reis por um dia todas as crianças elaboraram a sua própria coroa.
Tiveram, ainda, a oportunidade de confecionar bolo rei, na padaria do Pingo Doce do Pachancho.
De modo a manter a tradição de "cantar as janeiras”, hoje de manhã as crianças dirigiram-se ao Hipermecado Pingo Doce do Pachancho, em Braga, como forma de agradecimento pela disponibilidade prestada ao longo destes dias, na confecção dos bolos rei.
Foi uma semana repleta de alegria onde se reviveram histórias e tradições.
Hoje damos por terminada mais uma Semana da Leitura do 1.º Ciclo, foram dias cheios de atividades que nos ajudam a ver, cada vez mais, a leitura como um ato prazeroso, de imaginação e conhecimento incessantes; no fundo, ver a leitura como um lugar de encontro, criativo e sempre colaborativo. Entre leituras partilhadas com as nossas famílias, visitas a bibliotecas mágicas emblemáticas da nossa cidade, e não só; leituras com ilustrações ao vivo, experiências teatrais, atividades de contacto com a leitura na área de inglês e a oportunidade única de nos encontramos pessoalmente com o ilustre António Mota, a nossa semana ficou marcada pela diversidade e riqueza de aprendizagens e experiências diferentes. De braço dado com todas as atividades andaram as expressões, desenvolvemos um conjunto de trabalhos que são autênticas obras de arte! Há dias, Miguel Esteves Cardoso, cronista do jornal público, respondia à questão: “Afinal, para que serve a semana da leitura?”, à qual ele responde que “não ler é sempre mais perigoso que ler”. Não ler é de facto, perigoso, porque nos afasta da nossa condição humana; porque nos impede de conhecer o outro; porque apouca as nossas capacidades de expressão, reflexão, construção e de conhecimento; porque nos impossibilita de viver múltiplas vidas, impossibilita de sentirmos outras tantas; impossibilita-nos de sermos livres. Por isso juntos iremos continuar, ano após ano, a celebrar a Leitura e a realçar o valor que esta tem na construção da identidade de cada aluno, não só na semana da sua celebração, mas sempre. E não se esqueçam que para isso, todos somos poucos.
O Natal é quando a magia acontece e por isso trata-se de uma festividade muito simbólica para o Colégio. Este ano celebrou-se de forma diferente, um ano atípico sem a grande festa e sem o desejado abraço e beijinho ao Pai Natal.
Devido à pandemia não foi possível realizar a tradicional festa de Natal, mas foram várias as atividades dinamizadas de forma a proporcionar um dia diferente. Na passada sexta-feira, o Colégio surpreendeu as crianças com a visita do Pai Natal, os sinos entoavam nos corredores para pronunciar a sua chegada e emotivamente as crianças chamavam-no, gritando bem alto. Vestido a rigor, deslocou-se de sala em sala e foi surpreendido pelas crianças com as suas apresentações, no final da visita foi entregue a cada criança uma pequena lembrança.
Os corredores e as salas foram devidamente decorados para o efeito para que, desta forma, fosse possível manter o espírito natalício entre eles. Cumprindo todas as normas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde proporcionou-se um dia vivido com muita intensidade, emoção, amor e partilha.
Juntos conseguiram levar a magia do natal e foi possível proporcionar um momento de alegria aos mais novos com uma atividade original.
No dia 16 de novembro, as turmas do 4º ano do Colégio Leonardo Da Vinci saíram à rua para comemorar o Dia Nacional do Mar.
O objetivo era sensibilizar os cidadãos bracarenses para mais uma nobre causa: o nosso planeta precisa de cuidados e nós “Não somos pequenos demais para fazer a diferença.” Ao pintar os bueiros da Rua Sta. Margarida com temas alusivos ao mar as turmas pretendiam passar a palavra de que o lixo não tem lugar no chão, pois este acaba muitas vezes no mar através dos esgotos. A mensagem era simples “O mar começa aqui”, então vamos procurar travar em terra os resíduos que acabam no mar.
Para poder dar asas a esta iniciativa, o Colégio contou com a autorização do vereador João Rodrigues da Câmara Municipal de Braga, a quem deixamos o nosso agradecimento por tão prontamente aceitar esta ação.
Ao longo do presente ano letivo, o CLV pretende continuar a dinamizar atividades no âmbito do projeto “Não somos pequenos demais para fazer a diferença.” (Greta Thunberg) – AMBIENTA’TE, de forma a trabalhar conhecimentos e competências associadas à proteção ambiental.