Notícias

CLV no Museu da Cultura Castreja e a Citânia de Briteiros

Colégio Leonardo da Vinci no Museu da Cultura Castreja e a Citânia de Briteiros

Foi com a chegada dos Agropastoris à Península Ibérica que os aldeamentos evoluíram até às Citânias que conhecemos atualmente através das escavações antigas.
Hoje todos os alunos do 4.º ano tiveram a oportunidade de visitar e conhecer o Museu da Cultura Castreja e a Citânia de Briteiros!
Viram muitos objetos e utensílios que foram encontrados nas escavações da Citânia, bem como, visitaram a Citânia sentindo-se parte da história da Península Ibérica.
Ao percorrerem os caminhos estreitos da Citânia, sentiram as dificuldades que os primeiros povos enfrentaram ao ter de caminhar e transportar cargas pesadas por caminhos… irregulares!
Foi uma experiência única e importante para percebermos as características dos aldeamentos da época!
 
 
 
MC2MC3
 
 
Read more...

PEQUENOS CIENTISTAS - VAMOS ESPREITAR O MUNDO DOS MICRÓBIOS

PEQUENOS CIENTISTAS - VAMOS ESPREITAR O MUNDO DOS MICRÓBIOS

Os nossos alunos do 3.° ano deslocaram-se à Universidade do Minho e participaram na atividade "PEQUENOS CIENTISTAS - VAMOS ESPREITAR O MUNDO DOS MICRÓBIOS”.
Conseguiram ver que as bactérias, leveduras, fungos e protozoários são micróbios que nos rodeiam e nos ajudam a viver bem. No entanto, também nos podem causar doenças. Nesta atividade, os pequenos cientistas observaram estes micróbios ao microscópio e realizaram experiências para perceberem como vivem e de que se alimentam.
Foi uma tarde muito produtiva e quem sabe se estas experiências não irão determinar os cientistas do futuro!
 
 
 
 
UM2UM1
 
 
 
 
 
Read more...

PROJETO BEE SCHOOL NO COLÉGIO LEONARDO DA VINCI

PROJETO BEE SCHOOL NO COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
 
Hoje os alunos do 3.º ano deram continuidade ao projeto BEE SCHOOL com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos sobre as abelhas.
Ficaram a conhecer a família a que pertencem; como reconhecer uma abelha selvagem; onde encontrar alimento; o que é uma colmeia ; como funciona e o que é a polinização.
No final, os alunos receberam um diploma de conclusão do “nível 2 - Explorador Júnior” e ainda sementes de flores melíferas para semear e assim combater a destruição dos habitats das abelhas e a ameaça da sua extinção.
 
bEE 2
Read more...

Dias dos reis no CLV

Chegou o dia de Reis!
Este é um dia comemorado, anualmente, a 6 de janeiro um pouco por toda a parte do mundo, tradição esta que trespassa de geração em geração.
Os mais pequeninos reis do nosso colégio, vivenciaram durante toda a semana esta tradição, através da exploração da história dos três reis magos; da exploração da simbologia do bolo-rei e, inclusive, aprenderam uma música para cantar as janeiras.
Para terminarem a semana em grande e serem reis por um dia, todas as crianças elaboraram a sua própria coroa que tão orgulhosamente usaram durante o dia de hoje! Tiveram ainda a oportunidade de confecionar um bolo-rei, na padaria do Pingo Doce do Pachancho.
De modo a manter a tradição de "cantar as janeiras”, hoje de manhã as crianças dirigiram-se ao Hipermecado Pingo Doce do Pachancho, em Braga, como forma de agradecimento pela disponibilidade prestada ao longo destes dias, na confecção dos bolos rei.
Foi uma semana repleta de alegria onde se reviveram histórias e tradições; onde saboreamos o tão conhecido bolo-rei!
 
reis 4
reis 3
Read more...

Ler dá-te asas com Flávia Barbosa

 
No segundo dia da Semana da Leitura e, como "Ler dá-te asas", os alunos do 1.º ano "voaram" sob um céu cinzento e chuvoso em direção à Escola Secundária Sá de Miranda para conhecerem a biblioteca. Entre livros antigos e escrivaninhas, os meninos percorreram aquele espaço antigo e ainda puderam ouvir uma linda história sobre palavras cor-de-rosa e cinzentas.
Os alunos do 2.° ano ficaram rendidos à Puppets prodution “Red Riding Hood”, dinamizada pelas nossas professoras de inglês, que deixaram os nossos alunos maravilhados.
Os alunos do 3.° ano visitaram a grandiosa livraria Lello, no Porto, onde fizeram uma viagem surpreendente pelo mundo dos livros e da imaginação.
Os alunos do 4.° ano, entre folhas brancas, lápis de carvão e muita criatividade, desenharam o autorretrato do autor António Mota.
Para tornar este dia mais gratificante, todo o 1.° ciclo teve em sala a atividade “leitura com pais”, que se estenderá durante a semana.
 
Ler 2ler 3
 
Read more...

Colégio Leonardo da Vinci celebra dia dos Reis

Colégio Leonardo da Vinci celebra dia dos Reis

E hoje é Dia de Reis!
O Dia de Reis é comemorado anualmente a 6 de janeiro um pouco por toda a parte do mundo e esta tradição é mantida há várias gerações.
O Jardim de Infância do Colégio Leonardo da Vinci vivenciou ao longo da semana esta tradição, através da exploração da história dos três reis magos.
As crianças conversaram sobre a simbologia do bolo rei e aprenderam uma música para cantar as janeiras. Para serem reis por um dia todas as crianças elaboraram a sua própria coroa.
Tiveram, ainda, a oportunidade de confecionar bolo rei, na padaria do Pingo Doce do Pachancho.
De modo a manter a tradição de "cantar as janeiras”, hoje de manhã as crianças dirigiram-se ao Hipermecado Pingo Doce do Pachancho, em Braga, como forma de agradecimento pela disponibilidade prestada ao longo destes dias, na confecção dos bolos rei.
Foi uma semana repleta de alegria onde se reviveram histórias e tradições.

d944b1b0-bb52-430d-9c71-62c2d8795d13.JPG9aa44fcc-5c6e-4964-a789-0630e7614c75.JPG

Read more...

Semana da leitura CLV

Imprensa Semana da Leitura

Hoje damos por terminada mais uma Semana da Leitura do 1.º Ciclo, foram dias cheios de atividades que nos ajudam a ver, cada vez mais, a leitura como um ato prazeroso, de imaginação e conhecimento incessantes; no fundo, ver a leitura como um lugar de encontro, criativo e sempre colaborativo. Entre leituras partilhadas com as nossas famílias, visitas a bibliotecas mágicas emblemáticas da nossa cidade, e não só; leituras com ilustrações ao vivo, experiências teatrais, atividades de contacto com a leitura na área de inglês e a oportunidade única de nos encontramos pessoalmente com o ilustre António Mota, a nossa semana ficou marcada pela diversidade e riqueza de aprendizagens e experiências diferentes. De braço dado com todas as atividades andaram as expressões, desenvolvemos um conjunto de trabalhos que são autênticas obras de arte! Há dias, Miguel Esteves Cardoso, cronista do jornal público, respondia à questão: “Afinal, para que serve a semana da leitura?”, à qual ele responde que “não ler é sempre mais perigoso que ler”. Não ler é de facto, perigoso, porque nos afasta da nossa condição humana; porque nos impede de conhecer o outro; porque apouca as nossas capacidades de expressão, reflexão, construção e de conhecimento; porque nos impossibilita de viver múltiplas vidas, impossibilita de sentirmos outras tantas; impossibilita-nos de sermos livres. Por isso juntos iremos continuar, ano após ano, a celebrar a Leitura e a realçar o valor que esta tem na construção da identidade de cada aluno, não só na semana da sua celebração, mas sempre. E não se esqueçam que para isso, todos somos poucos.

Read more...

Solidariedade CLV

O Colégio Leonardo da Vinci imbuiu-se de um maravilhoso espírito solidário, juntando-se à
campanha “Dê Colo à Vida Norte”, que hoje recebeu vários cabazes de produtos para bebés.
De facto, “a verdadeira solidariedade começa quando nunca se espera nada em troca”.
Conscientes de que, em tempos que se avizinham difíceis, nunca poderemos chegar a todas as
causas, pois cada um de nós terá certamente as suas para levar avante, reconhecemos que os
nossos alunos contribuíram generosamente para devolver, nem que seja apenas um sorriso a
uma criança ou a uma família, garantindo-lhes, assim, uma vida dignamente humana.
As contribuições foram imensas, desde cremes de corpo, cremes muda-fraldas, fraldas para
várias idades, leites adaptados, soro fisiológico, toalhitas, entre outros produtos necessários ao
bem-estar das crianças. A ação decorreu ao longo dos meses de novembro e dezembro, e foi
com enorme gratidão que a representante da Associação Vida Norte recebeu, das mãos dos
nossos meninos, os cabazes que certamente alegrarão a vida destas famílias nesta quadra tão
especial.
Read more...

Colégio Leonardo da Vinci celebrou o Natal com visita do Pai Natal

O Natal é quando a magia acontece e por isso trata-se de uma festividade muito simbólica para o Colégio. Este ano celebrou-se de forma diferente, um ano atípico sem a grande festa e sem o desejado abraço e beijinho ao Pai Natal.

Devido à pandemia não foi possível realizar a tradicional festa de Natal, mas foram várias as atividades dinamizadas de forma a proporcionar um dia diferente. Na passada sexta-feira, o Colégio surpreendeu as crianças com a visita do Pai Natal, os sinos entoavam nos corredores para pronunciar a sua chegada e emotivamente as crianças chamavam-no, gritando bem alto. Vestido a rigor, deslocou-se de sala em sala e foi surpreendido pelas crianças com as suas apresentações, no final da visita foi entregue a cada criança uma pequena lembrança.

Os corredores e as salas foram devidamente decorados para o efeito para que, desta forma, fosse possível manter o espírito natalício entre eles. Cumprindo todas as normas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde proporcionou-se um dia vivido com muita intensidade, emoção, amor e partilha.

Juntos conseguiram levar a magia do natal e foi possível proporcionar um momento de alegria aos mais novos com uma atividade original.

Read more...

Colégio Leonardo da Vinci comemora o Dia Nacional do Mar

No dia 16 de novembro, as turmas do 4º ano do Colégio Leonardo Da Vinci saíram à rua para comemorar o Dia Nacional do Mar.

O objetivo era sensibilizar os cidadãos bracarenses para mais uma nobre causa: o nosso planeta precisa de cuidados e nós “Não somos pequenos demais para fazer a diferença.” Ao pintar os bueiros da Rua Sta. Margarida com temas alusivos ao mar as turmas pretendiam passar a palavra de que o lixo não tem lugar no chão, pois este acaba muitas vezes no mar através dos esgotos. A mensagem era simples “O mar começa aqui”, então vamos procurar travar em terra os resíduos que acabam no mar.

Para poder dar asas a esta iniciativa, o Colégio contou com a autorização do vereador João Rodrigues da Câmara Municipal de Braga, a quem deixamos o nosso agradecimento por tão prontamente aceitar esta ação.

Ao longo do presente ano letivo, o CLV pretende continuar a dinamizar atividades no âmbito do projeto “Não somos pequenos demais para fazer a diferença.” (Greta Thunberg) – AMBIENTA’TE, de forma a trabalhar conhecimentos e competências associadas à proteção ambiental.

Read more...
Subscribe to this RSS feed

Log in

fb iconLog in with Facebook
create an account